Pastoral

Projeto Ecológico e de Coleta Seletiva

O Colégio, sendo um espaço de educação e de mudança de atitude e de consciência, também deve preocupar-se com essa questão, dentro do enfoque da Pedagogia dos cinco Rs (reduzir, reutilizar, recusar, repensar e reciclar).

  • Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo como, por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no mercado.
  • Reutilizar: procurar embalagens que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro – ou criar novas utilidades para as que você não precisa mais.
  • Reciclar: o mais conhecido; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza.
  • Recusar: não aceitar nada que não tenha a fonte de procedência comprovada, reconhecida.
  • Repensar: diante da finitude dos bens disponíveis em nosso planeta, devemos repensar nosso modo de vida baseado no consumismo.

É importante lembrar que, para obtermos um bom resultado na melhoria do meio-ambiente, os cinco erres devem ser trabalhados igualmente dentro de um projeto de conscientização, envolvendo toda a Comunidade Educativa, visto que as atitudes são sequência de uma nova visão de mundo, sociedade e ser humano.

 

Objetivos

  • Conscientizar a Comunidade Educativa (alunos, pais, funcionários e professores) da importância de cuidarmos do meio ambiente, através de um processo de debates e esclarecimento, utilizando a coleta seletiva do lixo como instrumento;
  • atingir e sensibilizar toda a Comunidade Educativa para a questão ecológica e suas exigências e cuidados nos dias atuais;
  • vivenciar e concretizar as ações da Campanha da Fraternidade sobre os cuidados com os biomas e com a vida do planeta.

 

Realizar oficinas, reflexões, debates em torno do assunto cuidado com os biomas, para implantar a coleta seletiva em todos os departamentos do colégio no decorrer do ano.
As professoras trabalharão o tema em sala de aula de diferentes maneiras e cada uma a seu critério, escolhendo brincadeiras, atividades, reportagens ou folhas com conteúdo explicativo, sempre trazendo o tema coleta seletiva para os dias atuais, assim como a questão do consumismo e da ecologia.
Desenvolvimento de oficinas sobre a coleta seletiva através dos jovens para a Educação Infantil e Fundamental I.
Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, divulgação do projeto da coleta seletiva através de murais e em sala de aula.
Melhor distribuição dos latões de lixo no pátio.