Grupo de Ação Pastoral

Este encontro é voltado para alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. As reuniões acontecem semanalmente, às quartas-feiras, das 14h às 16h, no Colégio, com representantes da Pastoral. O grupo tem três frentes de trabalho: a reflexão, a espiritualidade e a ação.

A reflexão engloba a formação de liderança, a análise crítica da realidade, construindo os vínculos de amizade e o convívio social, além de contribuir para que o jovem rompa os preconceitos diante da vida, através de ações comprometidas consigo, com o outro e com Deus.

A espiritualidade trabalha o conhecimento de Deus, a vida de Jesus Cristo, os valores e o compromisso com a fé a exemplo dos líderes religiosos e sociais como Mary Ward, Gandhi, Santo Inácio de Loyola, Madre Teresa de Calcutá e outros.

A ação se refere aos trabalhos voluntários que o grupo desenvolve durante o ano, como visitas e auxílio às diversas entidades, com momentos recreativos e de convivência.

Objetivos:

• Formar liderança critica e com ações transformadoras;
  • Contribuir para que a escola atue com os jovens além de seus próprios muros;
  • Conscientizar para a prática de ações sociais, rompendo as barreiras do individualismo em direção a uma ação conjunta, que priorize a solidariedade, a dignidade humana, a ética e a cultura da paz;
  • Proporcionar o exercício da construção da cidadania, através de gestos concretos, incentivando o apreço, o respeito, a alteridade e a doação;
  • Criar oportunidades para que o jovem perceba-se como pessoa, desenvolvendo suas aptidões e dons, preparando-se para contribuir na transformação de um mundo melhor, sendo agente de sua própria história;
  • Incentivar a auto-estima, a auto-valorização e o auto-conhecimento, com atos de dedicação ao outro, fortalecendo seus laços de solidariedade humana e sua consciência crítica;
  • Contribuir para uma espiritualidade comprometida com a justiça e o Reino de Deus.

Horário dos encontros:
3ª e 5ª, das 11h40 às 12h40.
3ª e 5ª, das 17h30 às 18h30.

Podemos ajudá-lo?