Educação Infantil
No Colégio Mary Ward, acreditamos que as experiências dos pequenos ao ingressarem na Educação Infantil não são apenas no que se considera tradicionalmente como conhecimento. Nosso projeto pedagógico contempla uma proposta exclusiva para essa fase onde é preciso defender o direito da criança ser criança. Isso significa que no espaço das aprendizagens deve haver lugar para a fantasia, o brincar, o cuidar, de modo que a criança possa transformar a escola e se transformar por ela. É importante ainda que haja lugar para o gosto, a sensibilidade, o desenvolvimento de habilidades sociais, o domínio do espaço, corpo, das modalidades expressivas, para a curiosidade, o desafio e a oportunidade para investigação.
A avaliação na Educação Infantil tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e religioso, em complementação ao trabalho da família e da comunidade. Desse modo, é preciso utilizar ferramentas sistematizadas através da documentação pedagógica que permite uma reflexão permanente sobre as ações e pensamentos da criança e retrata sua rica trajetória caracterizada por inúmeras mudanças e transformações.
A documentação pedagógica é composta por:
* Ficha de acompanhamento – Demonstra uma visão evolutiva das habilidades desenvolvidas ao longo do 1º e do 2° semestre letivo baseado nos registros e nas observações do professor;
* Portfólio – Além de dar visibilidade e de trazer evidências, permite uma reflexão autônoma do conhecimento que foi construído, das estratégias utilizadas e do processo de aprendizagem vivido pelas crianças. É encaminhado para os familiares à medida que cada sequência didática é finalizada, assim a própria criança relata aos familiares suas vivências diante de cada experiência proporcionada pela escola evidenciando o protagonismo e a construção de conhecimentos.
Horário:
Segundas, quartas e sextas – das 13h às 17h30
Terças e quintas – das 13h às 18h