Notícias

Desafio África

Desafio 1
Antes de ser um país independente, o território e sua população sofreram muito por causa das atitudes de sua metrópole européia, especialmente a derrota e rendição da mesma na segunda guerra mundial, do controle imposto por outro país europeu que não era sua metrópole, mas assumiu o controle após a rendição e também por causa da anexação forçada a um país vizinho por resolução da ONU. Trata-se de um país oriental em uma região bastante conhecida pelas más condições de sua população, um país de independência muito recente que apresenta dimensões menores de que o estado do Ceará e que foi governado por diversos grupos que dominaram a região e que tinham interesse pela área maior que corresponde ao já mencionado país vizinho, muito mais extenso e conhecido e que guerreou com ele por mais de 30 anos. O país apresenta maioria cristã, embora tenha entre outras, a etnia árabe, bem como grande quantidade de adeptos do islamismo.
Qual o país?
Qual a potência europeia derrotada na segunda guerra que o colonizou?


Resposta: O país é a Eritreia, no Chifre da África, ela foi colônia italiana antes de ser dominada por ingleses e da imposição de uma federação com a Etiópia, seu vizinho a leste.

Desafio 2
Pequeno país meridional e montanhoso é um dos poucos que não está dividido em múltiplas etnias. Trata-se de um reino, que durante muito tempo foi ocupado por bosquímanos. Hoje é muito dependente do país vizinho.  O país é conhecido pela descoberta de algumas pedras preciosas, aliás, uma história interessante envolve uma delas que ficou mundialmente conhecida. Sua frágil economia é muito frágil com base as relações com o país vizinho, além da agricultura e pecuária.
Qual o país?
Qual a pedra preciosa?


Resposta: Trata-se do reino de Lesoto, país rodeado pela África do sul.
A pedra é o famoso diamante, chamado Promessa de Lesoto, do tamanho de uma bola de golfe.

Desafio 3
Esse país ocidental tem o nome relacionado a um alimento apreciado no Brasil e foi porta de saída de matéria-prima para a Europa. A alegria de seu povo foi contida por uma colonização de um povo europeu bastante dominador no período colonial, em suas raízes histórias encontra-se um povo caçador-coletor que vive nas florestas próximas ao grande rio que o limita com outros países. É um país tão diverso que recebe o apelido de mini África e traz suas cores vibrantes nos eventos esportivos.
Qual o alimento?
Qual o país?
Qual o povo caçador/ coletor?