Notícias

Desafio África

Desafio 1
Antes de ser um país independente, o território e sua população sofreram muito por causa das atitudes de sua metrópole européia, especialmente a derrota e rendição da mesma na segunda guerra mundial, do controle imposto por outro país europeu que não era sua metrópole, mas assumiu o controle após a rendição e também por causa da anexação forçada a um país vizinho por resolução da ONU. Trata-se de um país oriental em uma região bastante conhecida pelas más condições de sua população, um país de independência muito recente que apresenta dimensões menores de que o estado do Ceará e que foi governado por diversos grupos que dominaram a região e que tinham interesse pela área maior que corresponde ao já mencionado país vizinho, muito mais extenso e conhecido e que guerreou com ele por mais de 30 anos. O país apresenta maioria cristã, embora tenha entre outras, a etnia árabe, bem como grande quantidade de adeptos do islamismo.
Qual o país?
Qual a potência europeia derrotada na segunda guerra que o colonizou?


Resposta: O país é a Eritreia, no Chifre da África, ela foi colônia italiana antes de ser dominada por ingleses e da imposição de uma federação com a Etiópia, seu vizinho a leste.

Desafio 2
Pequeno país meridional e montanhoso é um dos poucos que não está dividido em múltiplas etnias. Trata-se de um reino, que durante muito tempo foi ocupado por bosquímanos. Hoje é muito dependente do país vizinho.  O país é conhecido pela descoberta de algumas pedras preciosas, aliás, uma história interessante envolve uma delas que ficou mundialmente conhecida. Sua frágil economia é muito frágil com base as relações com o país vizinho, além da agricultura e pecuária.
Qual o país?
Qual a pedra preciosa?


Resposta: Trata-se do reino de Lesoto, país rodeado pela África do sul.
A pedra é o famoso diamante, chamado Promessa de Lesoto, do tamanho de uma bola de golfe.

Desafio 3
Esse país ocidental tem o nome relacionado a um alimento apreciado no Brasil e foi porta de saída de matéria-prima para a Europa. A alegria de seu povo foi contida por uma colonização de um povo europeu bastante dominador no período colonial, em suas raízes histórias encontra-se um povo caçador-coletor que vive nas florestas próximas ao grande rio que o limita com outros países. É um país tão diverso que recebe o apelido de mini África e traz suas cores vibrantes nos eventos esportivos.
Qual o alimento?
Qual o país?
Qual o povo caçador/ coletor?


Resposta: O país é Camarões, mesmo nome da comida. O povo é pigmeu.

Desafio 4
O país cortado por um importante paralelo que o torna quente e cheio de recursos naturais em suas s florestas, foi inicialmente ocupado pelos portugueses em rotas comerciais, mas tornou-se colônia francesa. Seu subsolo é riquíssimo em recursos minerais, inclusive o urânio e o petróleo. A cidade que hoje é sua capital tem o nome relacionado à libertação de escravos em uma praia do Atlântico e segundo a lenda foram os próprios escravos libertos que a nomearam.
Qual o país?
Qual a capital?


Resposta: O país é o Gabão que tem como capital Libreville, cidade livre, em francês.

Desafio 5
Este país interior da porção meridional do continente demorou muito para obter sua independência, pois era um protetorado britânico. Embora seja um dos menos povoados do mundo foi assolado pela fome e por uma epidemia de um vírus temido mundialmente. Sua situação teve maior estabilidade nas últimas décadas, quando se verifica um aumento do PIB.
Qual o país?
Qual o vírus?


Resposta: Trata-se de Botsuana, país do sul da África, com a população intensamente contaminada pelo vírus da AIDS.

Desafio 6
País oriental de baixíssima urbanização e de economia frágil, em estado de abandono, teve diversas imagens de sua população amplamente divulgadas. Tais imagens acabaram por representar, erroneamente a fome e a miséria como definição África para o mundo. Fica muito próximo à área de encontro de duas importantes placas tectônicas e apresenta um monte que está entre os pontos mais altos da região. O contato com o Oriente por uma importante península fez nascer uma grande população islâmica na região, que tem população predominantemente negra composta por muitos nômades e semi- nômades que dependem principalmente da pecuária para viver nas difíceis áreas ao norte do Equador.
Qual o país?
Qual o pico?


Resposta:
Trata-se da Somália, localizada no chamado chifre da África.
O pico é chamado de Shimibiris e tem mais de 2.500 metros de altitude.

Desafio 7
O saldo de vítimas de um fenômeno climático recente ocorrido neste país meridional e rios caudalosos é um triste alto número na casa dos milhares. As terras férteis foram afetadas drasticamente e houve alteração no volume das chuvas, desfavorecendo um pouco as plantations que já prejudicavam a agricultura e ampliando a pobreza, que já era grande. Esse país de semelhanças culturais com o Brasil sofreu com a guerra civil até os anos 90  e com secas que se intercalavam a inundações.
Qual o país?
Qual o fenômeno climático recente?


Resposta: Trata-se de Moçambique onde se fala português e passou recentemente por um ciclone.

Desafio 8
Esse país oriental sem saída para o mar abriga diversos locais de intensa vida selvagem, inclusive um famoso santuário de primatas. Governado por um conhecido ditador militar no final da década de 1970, o país passou por intensas violações dos direitos humanos, assassinatos, nepotismo e corrupção, servindo inclusive para justificar a teoria da superioridade branca. Embora pequeno o país conseguiu vencer o país vizinho e possuir parte de seus territórios.
Qual o país?
Qual o ditador?


Resposta: Trata-se de Uganda, governada por Id Amin Dada até 1979.

Desafio 9
Neste país oriental e revelador de esportistas mundialmente reconhecidos ocorre anualmente um festival muito curioso e com um visual incrível. Realizado em um grande e importante lago no norte. Ele reúne dez tribos diferentes, cada uma com suas roupas, músicas e comidas. Um dos passatempos preferidos dos habitantes é o jogo Bao (ou mancala) talvez o jogo mais antigo do mundo, com evidências arqueológicas que datam de milhares de anos. O país tem litoral no Oceano Índico e engloba savanas, regiões de lagos, o impressionante Grande Vale do Rift e planaltos montanhosos, além de ser um local com animais selvagens como leões, elefantes e rinocerontes e ter vista para o Kilimanjaro situado no país vizinho.
Qual o país?
Qual o esporte que revela pessoas para o mundo?


Resposta:  Trata-se do Quênia, berço do jogo Mankala e do festival as margens do Turkana que revela corredores para o atletismo.

Desafio 10
Esse país que era colônia do Reino Unido até 1964 tem como uma de suas atrações as cataratas de Vitória e foi habitado por bantos, povos que tinham uma tecnologia relativamente avançada, eram agricultores, tinham utensílios e armas em ferro e em cobre e dominavam a cerâmica. No processo de independência e desmembramento trocou seu antigo nome que rendia homenagem a um dos conquistadores europeus para o atual, relacionado a um importante rio.
Qual o país?
Qual o rio?