O Colégio

Proposta Pedagógica

Com um Projeto Educativo concreto, o Colégio Mary Ward trabalha o conteúdo programático das diferentes disciplinas através de cinco dimensões: CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIÊNCIA, REFLEXÃO, AÇÃO e AVALIAÇÃO.

O objetivo é formar homens e mulheres que sejam agentes eficazes de transformação.

O Colégio propõe a formação de personalidades autônomas e críticas, não só competentes e hábeis. Deverá integrar afeto às perspectivas cognitivas, unindo conhecimento à ética, ética à felicidade, felicidade à solidariedade, para que a ética da sobrevivência possa ser superada pela ética da dignidade. Todo esse processo é desenvolvido em um ambiente de cooperação, com um Corpo Docente habilitado e em constante formação.

O projeto educativo promove a formação integral de cada indivíduo dentro da sociedade, partindo do princípio de que o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de um cidadão crítico. Para isso, faz-se imprescindível a formação intelectual completa, que estimula não só o lado científico, como a imaginação e a criatividade, mas também a educação promove o diálogo entre a fé e a cultura. Para tanto, a religiosidade deve ser desenvolvida e sentida nos alunos para se tornar um apoio na evolução integral dos jovens.

Promover valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância, – educando para a fé e a justiça – são fundamentos essenciais que norteiam o nosso trabalho.