Um dia de vivência

Os alunos dos 5os anos A e B vivenciaram uma experiência de aula no 6º ano.
O primeiro contato já ocorreu na semana passada, nos dias 23 e 24/08, em um encontro de Orientação Educacional, com Adriana, Nice e Thereza, no qual propusemos  uma reflexão sobre esse momento, apresentando novos espaços e dinâmica das aulas.
Destacamos que um dos momentos de maior participação foi quando tiveram a oportunidade de falar sobre si mesmos. Revelando quais eram seus medos, quais desafios consideravam mais difíceis e quais as expectativas que tinham sobre a situação.
Aproveitamos esses relatos para reforçar também algumas orientações das professoras e dos pais sobre a organização da rotina da criança em casa e na escola. Para tanto, relembramos a própria vida escolar desde a Educação Infantil até o quinto ano e tudo o que já enfrentaram como um estímulo e também para valorizar essa caminhada.
É muito importante que o aluno aprenda a lidar com os novos desafios e com o pequeno aumento das responsabilidades para que perceba seu verdadeiro potencial, muitas vezes escondido pelo excesso de tutoria.
Agora nossa tarefa será a de acompanhar essa etapa final do Ensino Fundamental I e o início do Ensino Fundamental II torcendo para que sintam que cada dificuldade foi feita sob medida e que são capazes para superá-las dosando a quantidade adequada de esforço. Enfim, prontos para mais e mais desafios.

Adriana, Nice e Thereza
Serviço de Orientação Pedagógica e Educacional