Projeto YouTubers

Os heróis e as heroínas da atual geração. Afinal, o que eles (as) fazem?

O Período Integral, numa parceria com a Biblioteca do Colégio, realiza o projeto denominado YouTubers – Os heróis e as heroínas da atual geração. Afinal, o que eles (as) fazem?

Este projeto foi inspirado na vida de Max Perkins, um dos editores literários mais famosos do mundo, que descobriu jovens talentos como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe, cujas obras foram fortemente influenciadas pelo trabalho do editor. A sua biografia está retratada no filme “O Mestre dos Gênios”. Mas, afinal, o que a figura de Max Perkins tem a ver com os YouTubers?

O objetivo inicial do projeto era trabalhar o papel do editor de livros, profissão de Max Perkins; então iniciamos com uma roda de conversa e escutamos qual o conhecimento prévio que a turminha tinha a respeito do papel do editor de livros, figura de pouco destaque nos trabalhos sobre leitura, pois geralmente se estuda o papel do escritor. Logo na aplicação da primeira atividade, uma pesquisa na internet sobre o papel do editor de livros, notamos a dificuldade dos alunos de entender o universo de trabalho dos editores. Mas surgiram falas durante a realização da pesquisa que os YouTubers realizam em seus vídeos, aliás um aluno se manifestou contando que tem um canal de YouTuber em que ele, com o apoio do pai, realiza as edições de seus vídeos.

A partir deste momento, ampliamos o projeto, tratando de todas as formas de edição, como livros, vídeos, músicas e jornais a partir de um tema que faz parte do universo atual dos alunos e o qual eles conhecem amplamente, o mundo dos YouTubers.

Também trataremos da questão das relações entre as crianças e suas famílias, pois o universo dos YouTubers pode ser um território desconhecido para a maioria dos adultos, surgindo a pergunta: “Afinal, o que os YouTubers fazem? E como podem influenciar as crianças e jovens?

Navegaremos entre o presente, com a leitura do trabalho dos YouTubers, o passado, com o estudo da biografia de Max Perkins, e o futuro, como será daqui a alguns anos o papel do YouTuber na nossa sociedade? Será que eles ainda existirão?

Uma outra questão que envolve este assunto é que ser YouTuber está na lista de respostas quando realizamos a clássica pergunta às crianças “O que você quer ser quando crescer?”, e não é para menos, porque, além do sucesso,  os You Tubers faturam milhões, como o sueco Felix Avrid Ulf Kjellberg, mais conhecido como PweDiePie, que chegou a arrecadar 51 milhões de reais entre 2015 e 2016, atualmente contando com mais de 50 milhões de inscritos.

Vivemos numa era tecnológica em que as trocas culturais e a velocidade das comunicações mostram o intercâmbio, a ligação de uns com os outros, e assim o ser humano adquire a riqueza moral da humanidade inteira. Nesse contexto, a educação contribui com novas perspectivas de um mundo em constante transformação, nutrindo as crianças e os jovens com os reais valores da vida humana, como Verdade, Paz, Amor e Não violência. Por isso a importância da flexibilidade na realização de projetos, pois incorporar temas de interesse dos alunos àqueles que serão trabalhados permite uma conexão entre os valores e a realidade da sociedade atual, e assim teremos uma visão integral de mundo que abrange, equilibra e inclui.

Professora do Integral Alexandra Grassini e Bibliotecária Ana Célia Araújo