Linguagem cartográfica

Geografia é uma das disciplinas que compõem a educação científica escolar. Sua principal contribuição é promover o desenvolvimento da leitura e da análise espacial. Para isso, trabalhamos com os conteúdos procedimentais que caracterizam essa disciplina, como a observação de representações e os registros cartográficos.

Conhecer a cartografia, um conteúdo essencial para a compreensão das relações entre espaço e tempo, permite ao aluno atender às necessidades que aparecerão no seu cotidiano (qual o melhor caminho para chegar a um lugar? Como conseguir localizar um amigo que vive em outra região?) e também estudar o ambiente em que vive. Interpretar e produzir mapas são habilidades que se formam gradualmente. Por isso, é preciso desenvolver atividades com esse objetivo desde cedo. Por meio da alfabetização cartográfica, a turma entende conceitos básicos para conseguir interpretar e produzir representações com proficiência crescente.

Acompanhem pelas fotos o registro do trabalho de hoje com os alunos do 5º ano A.