Livros impressos ou plataformas digitais? A formação do leitor do futuro.

O mundo está em constante mudança e, diante das incertezas do futuro e das inovações digitais existentes, atualmente se torna um desafio incentivar os alunos à leitura.

Pensando nisto, a turma do Integral e a Biblioteca se uniram e desenvolveram o Projeto Aquarela, com o objetivo de incentivar e resgatar o interesse pela leitura e contribuir para a formação cultural de nossos estudantes que, muitas vezes, são atraídos pela facilidade do rápido acesso às informações compartilhadas em massa na internet, o que gera a falta de hábito e interesse pela busca do conhecimento de forma minuciosa nos livros.

O nome do projeto foi inspirado na música de mesmo nome do cantor e compositor Toquinho, pois a leitura, assim como na letra da música, dá asas à imaginação, construindo cenários e personagens. E o objetivo é que as crianças tenham um novo olhar sobre os livros e o papel da biblioteca no colégio e no mundo, além de perceber o quanto o hábito da leitura e da pesquisa é importante durante toda a vida.

Por meio de atividades diversificadas como leitura e criação de histórias realizadas pelos alunos, atividades envolvendo a família, customização do material utilizado para registro e pesquisas -, iniciamos uma viagem ao passado e ao futuro, para entender como as informações eram registradas e como serão. Os livros são parte importante dessa história, e a pergunta que sempre surge é: “Os livros vão desaparecer?  Quem sabe como será? Os alunos têm múltiplas perspectivas a respeito do assunto, uns acreditam que os livros serão hologramas, outros acreditam que os livros impressos continuarão.

Sendo assim, estamos contribuindo para a formação leitora dos alunos do ano de 2017 com os recursos existentes hoje. As mudanças sempre acontecerão, mas o mais importante é que os alunos compreendam e sintam o real valor da leitura e a beleza dos momentos compartilhados com a família e os amigos por meio dos livros.

Equipe do Integral e Biblioteca